News
Panambi
Região
Agenda de eventos
A Revista
Entretenimento
Artigos
Entrevistas
Editora
Sexta-Feira, 25 de Julho de 2014 - Seja bem-vindo!
 
  Você está em: Capa - News - Panambi
Panambi
[03/05/2012]
Trigêmeos foram apresentados ao prefeito Miguel


Na tarde da última quarta-feira, 2 de maio, o prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym, recebeu a visita de Alexson Bueno do Espírito Santo e sua esposa, Adriane da Silva, com a filha Daiane, para apresentar os trigêmeos Diogo, Caroline e Mateus.

Eles vieram agradecer o atendimento que tiveram no pronto-socorro, depois no hospital, pela equipe médica coordenada pelo ginecologista e obstetra dr. Juan, pelo pediatra João Carlos Silveira e pelo anestesista Airton Getelina, quando a mãe chegou com sinais de que entraria em trabalho de parto prematuro, e o empenho pessoal do prefeito junto com os médicos para conseguir UTI neonatal para os trigêmeos.

Um, o que nasceu mais próximo ao peso mínimo, ficou sendo atendido numa incubadora em Panambi, e dois foram transferidos para Alegrete numa unidade móvel da Unimed contratada pela Prefeitura, já que não conseguiu vaga e nem o transporte aqui na Região, e as ambulâncias do Município não têm equipamento para transportar prematuros. A UTI móvel da Unimed teve de fazer duas viagens, porque também não tem como transportar mais de um prematuro de cada vez.

O dr. Juan, naquela madrugada, diante das dificuldades encontradas, chamou o prefeito Miguel para dar apoio nas negociações, tentando fazer o transporte da mãe diante do risco iminente, mas não conseguiu a UTI aqui na Região. Diante da premência do tempo, fez a intervenção cirúrgica aqui mesmo no bloco obstétrico do hospital, e foi plenamente exitosa, mas precisava, com a necessária urgência, internar os recém-nascidos em UTI neonatal. Os trigêmeos passam bem e já estão com o peso necessário para viver uma vida normal, com o acompanhamento que a Prefeitura está garantindo.

A Prefeitura de Panambi tem uma área física disponível para a instalação de uma UTI neonatal ou infantil. Entretanto, não consegue autorização do Ministério da Saúde porque a cidade não tem 50 mil habitantes e o hospital, menos de 120 leitos do SUS. Além disso, está tendo dificuldades na contratação de profissionais médicos. Já realizou vários concursos, e em apenas um deles conseguiu selecionar uma pediatra, que foi imediatamente contratada.

* Prefeitura Municipal de Panambi

 
 
   © Copyright 2014. Todos os direitos reservados.